Entenda o que é queda de tensão
Entenda o que é queda de tensão que pode ocorrer nas fitas e módulos LED
Por Elizandro Echer dia em Dicas e curiosidades
A “Queda de tensão” em Fitas LED ocorre quando os LEDs estão posicionados muito longe da fonte de energia ou quando são realizadas instalações em série muito longas. Isso acontece porque não chega energia suficiente até os LEDs, pois a energia tem que percorrer um caminho mais longo fazendo com que a tensão diminua no final do rolo de fita.
A tensão pode cair até 0.6V por metro. Ao usar fitas 12V, uma queda de 2-3V em um rolo de 5 metros reduziriam a tensão em 25%, desta forma reduzindo o brilho em um percentual semelhante.
Os LEDs no início da fita aparecem 100% brilhantes, mas os LEDs mais próximos do final da fita irão começar a perder brilho. O brilho vai reduzir de forma exponencial, quanto mais longe ele ficar da fonte de alimentação. Potencialmente a emissão de luz pode ser reduzida a 0%, se maiores distâncias forem incorretamente ligadas e ainda causar danos permanentes aos LEDs.
Fitas monocromáticas devem ser conectadas diretamente na fonte de alimentação a cada 5 metros. A fonte de alimentação é normalmente ligada a um interruptor de luz, mas pode ser controlada por vários tipos de controladores. As fitas podem ser posicionadas de maneira que quiser, em uma linha reta ou em forma de retângulo, por exemplo. Uma vez que as fitas são posicionados ao lado umas das outras, a luz aparece sem “emendas”. O comprimento pode ser de mais de 100 metros, se a ligação for feita da forma adequada.
Para comprimentos mais longos de Fitas LED RGB, você precisa utilizar um amplificador RGB a cada 5 metros de fita. Os amplificadores RGB permitem que as fitas sejam alimentadas indiretamente da fonte de alimentação, mas também permitem que o sinal do controlador passe através de toda a extensão de fitas. Dessa forma, quando você troca a cor para vermelho, por exemplo, tudo torna-se vermelho ao mesmo tempo. A fonte alimenta os amplificadores e os amplificadores alimentam a fita. Os amplificadores podem ser alimentados por uma fonte de alimentação independente para cada amplificador ou então você pode utilizar uma fonte de maior potência para alimentar diversos amplificadores.
A “Queda de tensão” acontece em todos os tipos de instalações elétricas. Quando cabos maiores de energia serão instalados, cálculos mais complexos devem ser feitos para amenizar o problema. No entanto, quando falamos de Fitas LED existem algumas orientações simples para seguir.
1. Usar um fio de bitola mais grossa entre a fonte de alimentação e a Fita LED.
2. Use múltiplas fontes de alimentação de menor potência ao longo de uma grande instalação.
3. Coloque as fontes de alimentação posicionadas o mais próximo possível das Fitas LED de forma que seja acessível, estendendo a fiação da rede 110V/220V da sua casa até as fontes de alimentação, evite utilizar cabos longos entre a fonte de alimentação e as Fitas LED.
4. Para melhores resultados, contrate um eletricista qualificado para fazer a instalação.
Marcos Ferreira
7 years agoElizandro Echer
7 years agoOlá,
Você pode utilizar uma fonte de maior potência e ligar ambas as extremidades da fita, desde que o comprimento total da fita não exceda 10m, importante tomar cuidar para não inverter a polaridade ao fazer esse tipo de ligação.
victor fernando
5 years agoElizandro Echer
5 years agoOlá Victor,
Sim, 4 metros já uma distância considerável, em que deve-se ter mais cuidado ao fazer a instalação para evitar queda de tensão.
victor fernando
5 years agoElizandro Echer
5 years agoOlá Victor,
Nessa situação em específico o recomendado é utilizar um cabo de pelo menos 1mm para atenuar a queda de tensão.
Rafael Aoki
4 years agoElizandro Echer
3 years agoOlá Rafael,
Até é possível, porém deverá dimensionar os cabos de acordo para evitar queda de tensão, você encontra tabelas na internet com a informação de bitola de cabo de acordo com a distância e a corrente, porém para uma distância assim acredito que fique um pouco inviável se for uma corrente grande.
Tiago Valese
3 years agoElizandro Echer
3 years agoOlá Tiago,
Mais provável que esteja relacionado à qualidade do PCB da fita, se for de baixa qualidade (com pouco cobre) gera uma queda de tensão maior ocasionando a diferença no início e no final da fita, se você não está utilizando o controlador e sim ligando uma única cor diretamente na fita pode fazer a alimentação por ambos os lados da fita que deve amenizar o problema.
Osvaldo Santana
3 years agoElizandro Echer
3 years agoOlá Osvaldo,
Se as fitas estão ligadas em série, refaça a ligação ligando cada trecho de no máximo 5m em paralelo na fonte.
Gabriel Tolentino
3 years agoElizandro Echer
3 years agoOlá,
Isso pode ocorrer por diversos fatores, o ideal para o acionamento seja exatamente no mesmo tempo é ligar ambos em uma única fonte com potência suficiente para o trecho total.
robson borges
3 years agoElizandro Echer
3 years agoOlá Robson,
Pode utilizar a fonte de acordo com a potência, porém será necessário dimensionar os cabos para evitar queda de tensão, você encontra na internet tabelas da relação de bitola de cabo por distância e corrente. Porém em uma distância assim acredito que fique inviável se for uma corrente muito alta.
Weplays Marcelo
3 years agoElizandro Echer
3 years agoOlá,
Desde que seja com a mesma fonte pode alimentar por ambos os lados sim, vai ter uma iluminação bem mais uniforme.
Marcos S
3 years agoElizandro Echer
3 years agoOlá Marcos,
No caso da fita RGB, você pode dividir a saída do controlador e ligar em ambos os lados da fita que vai ter uma iluminação bem mais uniforme.
Aumentar a tensão da fonte vai diminuir a vida útil da fita.
Matheus Oliveira
3 years agoBeatriz G
3 years agoElizandro Echer
3 years agoOlá Beatriz,
Se o problema é em todas provavelmente seja problema no controlador, o ideal é consultar o seu fornecedor e solicitar assistência ou garantia do produto.
Karina Souza
3 years agoElizandro Echer
9 months agoOlá Karina, provavelmente deva ser algum curto na instalação ou defeito de qualidade da fonte ou fita, a carcaça proteção da fonte não deve dar este tipo de problema, porém é recomendado por questãod e seguranção manter a fonte na sua forma original.
Caio Soares
2 years agoElizandro Echer
9 months agoOlá Caio, normalmente este tipo de problema está relacionado à fonte ou curtos nas conexões, mas pode ser o PCB da fita LED quebrado também se tem algum ponto torcido.
Thiago Antunes
2 years agoElizandro Echer
9 months agoOlá Thiago, provavelmente é algum problema nas conexões ou então no amplificador RGB.
Antero Cardoso
2 years agoElizandro Echer
9 months agoOlá Antero, se a fita já tem 6 anos de uso e é de uso frequente, se não for de boa qualidade talvez seja a fita, normalmente diminuição da intensidade está mais relacionado à problemas com a fita do que com a fonte.