Entenda o que é queda de tensão

Entenda o que é queda de tensão que pode ocorrer nas fitas e módulos LED

Por Elizandro Echer dia em Dicas e curiosidades

Entenda o que é queda de tensão

A “Queda de tensão” em Fitas LED ocorre quando os LEDs estão posicionados muito longe da fonte de energia ou quando são realizadas instalações em série muito longas. Isso acontece porque não chega energia suficiente até os LEDs, pois a energia tem que percorrer um caminho mais longo fazendo com que a tensão diminua no final do rolo de fita.


A tensão pode cair até 0.6V por metro. Ao usar fitas 12V, uma queda de 2-3V em um rolo de 5 metros reduziriam a tensão em 25%, desta forma reduzindo o brilho em um percentual semelhante.
Os LEDs no início da fita aparecem 100% brilhantes, mas os LEDs mais próximos do final da fita irão começar a perder brilho. O brilho vai reduzir de forma exponencial, quanto mais longe ele ficar da fonte de alimentação. Potencialmente a emissão de luz pode ser reduzida a 0%, se maiores distâncias forem incorretamente ligadas e ainda causar danos permanentes aos LEDs.


Fitas monocromáticas devem ser conectadas diretamente na fonte de alimentação a cada 5 metros. A fonte de alimentação é normalmente ligada a um interruptor de luz, mas pode ser controlada por vários tipos de controladores. As fitas podem ser posicionadas de maneira que quiser, em uma linha reta ou em forma de retângulo, por exemplo. Uma vez que as fitas são posicionados ao lado umas das outras, a luz aparece sem “emendas”. O comprimento pode ser de mais de 100 metros, se a ligação for feita da forma adequada.
Para comprimentos mais longos de Fitas LED RGB, você precisa utilizar um amplificador RGB a cada 5 metros de fita. Os amplificadores RGB permitem que as fitas sejam alimentadas indiretamente da fonte de alimentação, mas também permitem que o sinal do controlador passe através de toda a extensão de fitas. Dessa forma, quando você troca a cor para vermelho, por exemplo, tudo torna-se vermelho ao mesmo tempo. A fonte alimenta os amplificadores e os amplificadores alimentam a fita. Os amplificadores podem ser alimentados por uma fonte de alimentação independente para cada amplificador ou então você pode utilizar uma fonte de maior potência para alimentar diversos amplificadores.


A “Queda de tensão” acontece em todos os tipos de instalações elétricas. Quando cabos maiores de energia serão instalados, cálculos mais complexos devem ser feitos para amenizar o problema. No entanto, quando falamos de Fitas LED existem algumas orientações simples para seguir.
1. Usar um fio de bitola mais grossa entre a fonte de alimentação e a Fita LED.
2. Use múltiplas fontes de alimentação de menor potência ao longo de uma grande instalação.
3. Coloque as fontes de alimentação posicionadas o mais próximo possível das Fitas LED de forma que seja acessível, estendendo a fiação da rede 110V/220V da sua casa até as fontes de alimentação, evite utilizar cabos longos entre a fonte de alimentação e as Fitas LED.
4. Para melhores resultados, contrate um eletricista qualificado para fazer a instalação.

Antero Cardoso

Antero Cardoso

a year ago
Boa tarde, Tenho uma fita led monocromática com 6 anos e cerca de 3 metros. A intensidade da luz, repentinamente, baixou para quase nula. Qual será a causa? Transformador? Obrigado
Elizandro Echer

Elizandro Echer

4 months ago

Olá Antero, se a fita já tem 6 anos de uso e é de uso frequente, se não for de boa qualidade talvez seja a fita, normalmente diminuição da intensidade está mais relacionado à problemas com a fita do que com a fonte.

Thiago Antunes

Thiago Antunes

a year ago
Boa noite amigo, estou com um problema: Estou ligando 2 fitas de 5 metros. coloquei uma fonte de 5A no início da fita, coloquei um amplificador e mais uma fonte de 5A alimentando o amplificador. Na primeira fita alimentada que tem o controlador, acende todas as cores, e na ligada no amplificador só não acende a vermelha. Poderia me dar alguma dica do que está faltando? Obrigado!
Elizandro Echer

Elizandro Echer

4 months ago

Olá Thiago, provavelmente é algum problema nas conexões ou então no amplificador RGB.

Caio Soares

Caio Soares

2 years ago
Olá! Tenho 2 fitas de led de 1,5 metros ligadas na mesma fonte. Depois de certo tempo ligadas começam a piscar. Trocamos a fonte pensando que poderia ser a fonte, porém o problema persiste. O que pode ser?
Elizandro Echer

Elizandro Echer

4 months ago

Olá Caio, normalmente este tipo de problema está relacionado à fonte ou curtos nas conexões, mas pode ser o PCB da fita LED quebrado também se tem algum ponto torcido.

Karina Souza

Karina Souza

2 years ago
Ola o instalador instalou 2 metros de fita led no meu teto com uma fonte que é para até 5 metros o nome da fonte e comeia acho uma quadradinha pequena , ele tirou a parte de fora e deixou só a pede de dentro da fonte para poder caber na caixa de luz . Com 2 dias de uso , o led fica piscando . O que pode ser ? Será que é porque tirou a capa de ferro? De fora ?
Elizandro Echer

Elizandro Echer

4 months ago

Olá Karina, provavelmente deva ser algum curto na instalação ou defeito de qualidade da fonte ou fita, a carcaça proteção da fonte não deve dar este tipo de problema, porém é recomendado por questãod e seguranção manter a fonte na sua forma original.

Beatriz G

Beatriz G

3 years ago
Boa noite! Comprei uma fita led de 5 metros, ao liga-la na alimentação, alguns spots começaram a piscar em vermelho. E ao tentar mudar a cor das luzes ou tentar qualquer comando no controle, ela apaga completamente. Comprei 4 de 5 metros e todas estão com o mesmo problema Poderia me ajudar?
Elizandro Echer

Elizandro Echer

3 years ago

Olá Beatriz,

 

Se o problema é em todas provavelmente seja problema no controlador, o ideal é consultar o seu fornecedor e solicitar assistência ou garantia do produto.

Marcos S

Marcos S

3 years ago
Curti demais esse artigo, mesmo anos depois de lançado é tão completo que me ajudou a entender meu problema atualmente hehehe. Tenho uma fita led de 5m colocada em Gesso. Ocorre queda de tensão a partir de 3mts, ou seja os leds do final da fita estão com menos brilho. São leds rgb 5050, 300 Leds. Estou usando um fonte 12v de 10A, e mesmo assim o brilho é baixo ao final da fita. Alguma ideia de como eu poderia solucionar essa perda sem ter que alimentar os dois lados da fita? Pensei em aumentar a tensão de entrada para 15v, será que poderiam queimar os primeiros leds? Agradeço a tua atenção.
Matheus Oliveira

Matheus Oliveira

2 years ago
Aumentar a tensão de entrada não elimina seu problema, sendo que após os 3 mts ainda continuará a perda de tensão. O ideal é que você use uma nova alimentação a cada 3 metros.
Elizandro Echer

Elizandro Echer

3 years ago

Olá Marcos,

 

No caso da fita RGB, você pode dividir a saída do controlador e ligar em ambos os lados da fita que vai ter uma iluminação bem mais uniforme.

 

Aumentar a tensão da fonte vai diminuir a vida útil da fita.

Weplays Marcelo

Weplays Marcelo

3 years ago
Opa Show o conteúdo de vocês. Uma coisa não entendi, vc sempre fala aí de conectar em série... Como seria isso? Posso alimentar um rolo de 5 de fita, alimentando as 2 extremidades da fita led ? Já q dos 3,5m já começou a perder a coloração...
Elizandro Echer

Elizandro Echer

3 years ago

Olá,

 

Desde que seja com a mesma fonte pode alimentar por ambos os lados sim, vai ter uma iluminação bem mais uniforme.

robson borges

robson borges

3 years ago
gostaria de saber como posso ligar perfis de led que estao a 30 metros de distancia da fonte.. tenho que colocar uma fonte mais forte?
Elizandro Echer

Elizandro Echer

3 years ago

Olá Robson,

 

Pode utilizar a fonte de acordo com a potência, porém será necessário dimensionar os cabos para evitar queda de tensão, você encontra na internet tabelas da relação de bitola de cabo por distância e corrente. Porém em uma distância assim acredito que fique inviável se for uma corrente muito alta.

Gabriel Tolentino

Gabriel Tolentino

3 years ago
Tenho um caso onde duas fitas leds em trilhos de 1 metro e 2 metros estão conectadas em dois drivers diferentes acionados pelo mesmo interruptor, a menor tem um tempo de reação para ligar 1 segundo mais rápida que a maior e o cliente reclama. Isso é normal pelo tamanho da fita em drivers diferentes?
Elizandro Echer

Elizandro Echer

3 years ago

Olá,

 

Isso pode ocorrer por diversos fatores, o ideal para o acionamento seja exatamente no mesmo tempo é ligar ambos em uma única fonte com potência suficiente para o trecho total.

Osvaldo Santana

Osvaldo Santana

3 years ago
Tenho uma fita de led com 30 metros ligado em uma fonte de 110v ,depois dos 10 metros ela fica com luminosidade muito baixa. O que faço para ter uma iluminação 100% ???
Elizandro Echer

Elizandro Echer

3 years ago

Olá Osvaldo,

 

Se as fitas estão ligadas em série, refaça a ligação ligando cada trecho de no máximo 5m em paralelo na fonte.

Tiago Valese

Tiago Valese

3 years ago
Minha fita é menor que 5m e existe uma diferença na coloração no início e no final dela. Eu usei um resistor na verde e liguei a vermelha direto na fonte, e tirei a central de controle de cor. Será que o problema é o resistor ou essa queda aconteceria de qualquer maneira?
Elizandro Echer

Elizandro Echer

3 years ago

Olá Tiago,

 

Mais provável que esteja relacionado à qualidade do PCB da fita, se for de baixa qualidade (com pouco cobre) gera uma queda de tensão maior ocasionando a diferença no início e no final da fita, se você não está utilizando o controlador e sim ligando uma única cor diretamente na fita pode fazer a alimentação por ambos os lados da fita que deve amenizar o problema.

Rafael Aoki

Rafael Aoki

3 years ago
O cliente quer todos os drives em um quadro (somente com drives) que fica mais de 40m de distância das fitas de led. O que fazer?
Elizandro Echer

Elizandro Echer

3 years ago

Olá Rafael,

 

Até é possível, porém deverá dimensionar os cabos de acordo para evitar queda de tensão, você encontra tabelas na internet com a informação de bitola de cabo de acordo com a distância e a corrente, porém para uma distância assim acredito que fique um pouco inviável se for uma corrente grande.

victor fernando

victor fernando

5 years ago
Sobre Usar um fio de bitola mais grossa entre a fonte de alimentação e a Fita LED", um fio de 0,75 para o caso acima (4m até o driver) é muito fino? Estou pensando em instalar uma fita de 7,5metros com 15w por metro
Elizandro Echer

Elizandro Echer

5 years ago

Olá Victor,

 

Nessa situação em específico o recomendado é utilizar um cabo de pelo menos 1mm para atenuar a queda de tensão.

victor fernando

victor fernando

5 years ago
Olá! O que seria "evite utilizar cabos longos entre a fonte de alimentação e as Fitas LED" ? 4 metros entre o driver e a fita led é longo?
Elizandro Echer

Elizandro Echer

5 years ago

Olá Victor,

 

Sim, 4 metros já uma distância considerável, em que deve-se ter mais cuidado ao fazer a instalação para evitar queda de tensão.

Marcos Ferreira

Marcos Ferreira

7 years ago
Com vistas a manter sempre a mesma luminosidade ao longo de uma fita mais extensa, circundando um espelho de sala de ginástica de academia, o circuito das led's poderia ser fechado em anel - e fontes de mesma potência e fabricante serem dispostas equidistantemente?
Elizandro Echer

Elizandro Echer

7 years ago

Olá,

Você pode utilizar uma fonte de maior potência e ligar ambas as extremidades da fita, desde que o comprimento total da fita não exceda 10m, importante tomar cuidar para não inverter a polaridade ao fazer esse tipo de ligação.